Rastreabilidade como ferramenta de gestão para produtores de sementes

Há vários anos o setor de sementes vem melhorando os registros de informações relacionados ao modo de produção, tanto que muitas destas empresas produtoras de sementes já adotam sistemas de rastreabilidade dos lotes

O agronegócio brasileiro é um dos setores que investe alto em tecnologias para tornar as produções agropecuárias mais sustentáveis e eficientes, inclusive do ponto de vista da gestão, que é uma “dor” até mais recente, tendo em vista a modernização dos negócios, bem como a entrada das novas gerações. Comprovar e registrar o passo a passo da produção é uma das demandas. Não é necessário apenas fazer, mas catalogar e comunicar o que é feito.

Quando se trata de produção de sementes, setor que está entre os mais modernos em termos de processos dentro do agronegócio, isso também é colocado a prova a cada safra. Ano após ano existe mais demanda pelas commodities agrícolas no mercado mundial, de modo que aproveitar este espaço para consolidar o Brasil como celeiro do mundo é decisivo para os resultados futuros.

Por isso, há vários anos o setor de sementes já vem melhorando os registros de informações relacionados ao modo de produção, tanto que muitas destas empresas produtoras de sementes já adotam sistemas de rastreabilidade dos lotes, de modo que o agricultor consegue fazer o caminho reverso da produção, ver de onde veio aquela semente que ele vai colocar para germinar e fazer uma nova safra de oportunidades.

O software Sementes Rastreadas está no mercado há anos e é capaz de registrar informações desde os manejos realizados nos campos de produção, com informações sobre o controle de pragas e doenças, vistorias técnicas e demais informações que trazem esta confiança na utilização das sementes.

Além do que é feito nos campos de produção, a empresa produtora de sementes consegue registrar no Sementes Rastreadas dados da entrada dos lotes nas unidades de beneficiamento, das análises feitas em laboratório, da documentação oficial exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além da rastreabilidade on-line. Esta, em especial, reúne isso tudo e traduz ao cliente por meio de códigos etiquetados nas embalagens das sementes.

A Agrex Sementes utiliza a ferramenta Sementes Rastreadas

Uma das vantagens do sistema Sementes Rastreadas também é em relação ao registro de informações dos campos de produção de safras anteriores, de modo a comparar problemas que por ventura foram registrados, identificando por produtor cooperado ou áreas próprias. Através do mapa, é possível visualizar a localização de todas as áreas de produção, gerando um controle apurado das informações e dos manejos executados nestas áreas.

Do ponto de vista da gestão, o sistema facilita a reunião eficiente de dados dos talhões destinados para a produção de sementes, de modo que os gestores consigam visualizar com gráficos e números tudo o que foi feito em determinada safra. Além disso, o gestor também consegue visualizar e comparar os registros feitos pelos técnicos de campo, observando quantos acompanhamentos e vistorias foram feitos ao longo da safra, bem como quantas imagens em fotografias foram coletadas nestas ocasiões. É uma ferramenta a mais para organizar processos internos e engajar o time a gerenciar de forma mais eficiente as atividades rotineiras.

como funciona

fale conosco!

(55) 9.9707-0909 | contato@oagro.com.br

Deixe uma resposta