Case de Sucesso: O poder da renovação no ‘modo de fazer’

Empresa Só Folhas, de Brasília/DF, renova maneira de ofertar produtos da marca aos clientes finais das redes de supermercados que atende, aliando melhor organização das gôndolas e ferramentas que prolongam a qualidade dos produtos

São 80 hectares destinados para a produção de mais de 30 tipos de hortaliças. Um negócio que coloca no mercado milhares de unidades de alface, maços de temperos, alho-poró, acelga e tantas outras opções diariamente. Esta é a Só Folhas, empresa produtora de olerícolas que teve início em 1987, com o agricultor Agenor de Jesus Reis, em Brasília/DF. Ele vendia os produtos na porteira da chácara, prioritariamente para os chamados atravessadores.

Em 2017, quando o filho Frederico Alves assumiu os negócios e viu uma oportunidade de reposicionar a empresa, conseguindo se inserir em grandes redes de supermercado do Centro-Oeste. Em épocas em que não é possível produzir tudo nas áreas próprias, garante o fornecimento importando itens de outras regiões produtoras, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, entre outras.

– Hoje, em termos de estrutura para produção no campo, capacidade de armazenamento e distribuição, somos os maiores produtores de Brasília. Não temos hidroponia, nosso sistema é todo em solo – conta o sucessor Frederico, demonstrando orgulho em ter contribuído para a história do empreendimento da família.

Nos últimos meses, o que vem chamando atenção é no modo como o produtor expõe os itens nas gôndolas. Isso mesmo. A organização das hortaliças nos supermercados fica a cargo de uma equipe Só Folhas que é treinada para garantir que tudo fique super alinhado, gerando impacto visual positivo aos clientes, além de evitar perdas.

– Sempre estive muito atento a esses detalhes, porque a gente vê que o consumidor observa muito esses aspectos na hora de fazer as compras. Quis fazer diferente e desde 2020 estamos executando este trabalho, melhorando o abastecimento dos pontos de venda. Neste ano de 2022, o trabalho de divulgação nas redes sociais fortaleceu a estratégia, levando nosso posicionamento para mais pessoas – explica o empresário.

Frederico explica que para estabelecer este processo foi preciso treinar os promotores de venda. Atualmente, duas pessoas cuidam desses treinamentos internos, para capacitar os novos funcionários ou melhorar o trabalho de quem já executa a função há mais tempo. Ele também tem motoboys que atuam como fiscais, transitando pelas lojas para verificar se tudo ficou conforme o padrão que a empresa entende como ideal.

– Com as redes sociais, nossa ideia também é valorizar o trabalho dos promotores e organizadores das gôndolas, uma vez que este trabalho começou a ser compartilhado e teve um efeito cascata, motivando também os motoristas a manterem os caminhões sempre limpos, e assim por diante. Uma coisa foi motivando outra e as coisas foram se aprimorando ao longo do processo – conta o produtor.

(Foto: Só Folhas/Divulgação)

sempre em evolução

O mais novo investimento é em um equipamento umidificador nas lojas, para que o produto se mantenha por mais tempo com o padrão de qualidade que a Só Folhas preconiza. Até fim de 2022, a meta é ter 12 equipamentos como este instalados.

Neste conjunto, a rastreabilidade tem sido essencial para fortalecer o trabalho de toda a equipe, uma vez que complementa a transparência junto ao consumidor. A Só Folhas usa o software e aplicativo Origem Garantida, da O Agro Softwares para o Agronegócio.

– Antes era se como só existisse o meu pai, o Agenor, que é um produtor muito conhecido aqui nas redondezas, mas vendia os produtos em casa. Agora existe a Só Folhas, uma marca já conhecida pelo padrão de qualidade. Com todos esses elementos fizemos a empresa crescer – revela o jovem.

Hoje a Só Folhas conta com 110 funcionários e entre 130 e 150 pontos de venda através das redes de supermercado que são atendidas. “Nosso foco é bem atender o consumidor final, a dona de casa, aquela pessoa que vai às compras, ao supermercado. É por eles que trabalhamos – reforça Frederico.

(Foto: Só Folhas/Divulgação)

Deixe uma resposta