Monitoramento na safra de maçã quer garantir que frutas não tenham resíduos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta semana que auditores fiscais federais agropecuários devem realizar, até o mês de julho, um monitoramento dos resíduos de agrotóxico da atual safra de maçãs em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Estas são regiões que mais concentram a produção da fruta.

Isso integra um trabalho do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal), cujo objetivo é garantir que a fruta tenha seja de consumo seguro da sociedade.

Ainda segundo o Mapa, equipes já passaram por municípios como Vacaria (RS), Fraiburgo (SC) e São Joaquim (SC). Foram recolhidas 92 amostras de lotes, as quais representam 24.602 toneladas da fruta.

Esta fiscalização e amostragem das maçãs está sendo feita na fase anterior ao comércio, quer dizer, nas classificadoras e empacotadoras da fruta. O Mapa adianta que durante 2022 também serão analisadas culturas como laranja, banana, tomate, alface, batata doce e feijões.

Caso seja identificado algum excesso de resíduos ou mesmo agrotóxicos não permitidos para a cultura, as empresas responsáveis pelo produto serão impedidas de comercializar as cargas.

Sistema de rastreabilidade

Ter um controle preciso de tudo o que é feito no manejo agronômico da propriedade é fundamental para que, diante de momentos como este, se tenha segurança. Claro que a segurança vem, inicialmente, com a adoção de um manejo bem feito, que respeite as boas práticas agronômicas de cada sistema de produção.

A rastreabilidade, por exemplo, vem para registrar essas boas práticas, deixando-as acessíveis para órgãos fiscalizadores e consumidores. E claro, para algumas classes de alimentos há legislação que obriga o uso deste tipo de sistema, como o software Origem Garantida, que pode ser usado para hortaliças, panificados, embutidos, lácteos, entre outros produtos.

Ficou com alguma dúvida sobre isso?! Nossa equipe pode te ajudar!

🎯 Gerência comercial: (55) 99630.4603

 

Deixe uma resposta