Inspeção de campos de produção de sementes é essencial para garantir qualidade

O cuidado com o manejo de campos de produção destinados para sementes é essencial no que se refere às vistorias. Em etapas como a pós-emergência, floração, pré-colheita e na colheita, esta é uma ferramenta que garante que os profissionais técnicos verifiquem os mais variados aspectos das lavouras. É uma forma de garantir que tudo seja feito com máxima eficiência para garantir qualidade e pureza às sementes.

Conforme o Guia de Inspeção de Campos para Produção de Sementes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de 2010, essas inspeções exigem, entre outros aspectos, que a semente seja cultivada em terreno que satisfaça aos requisitos quanto à cultura ou culturas anteriores. Isso serve para evitar a contaminação por plantas voluntárias indesejáveis que induzam a contaminações físicas e por plantas que venham a se transformar em fontes de inóculo de patógenos transmissíveis.

As inspeções também permitem avaliar se a semente foi isolada de forma correta, bem como plantada nas proporções prescritas de linhagens progenitoras masculinas e femininas no caso de produção de híbridos. Os profissionais técnicos precisam avaliar ainda se foi cultivada de acordo com todos os requisitos do sistema de produção para a cultura desejada, e se foi colhida de forma eficiente, evitando a mistura mecânica.

Outro aspecto que o guia preconiza é que essas vistorias sejam feitas por profissionais que tenham conhecimento e habilidades específicas sobre tecnologia da produção, assim como sobre melhoramento genético e legislação que regulamentam este mercado.

Em processos como estes, utilizar aplicativos como os desenvolvidos pela O Agro Softwares para o Agronegócio são um facilitador, uma vez que dão suporte aos profissionais técnicos e seus gestores em relação a este registro, bem como a garantia de proteção dos dados. Ter o suporte de um software como o Sementes Rastreadas faz toda diferença em alguma possível situação adversa que possa surgir ao longo da safra.

Quer um orçamento? Fale conosco!

📲 (55) 9.9707-0909
☎ (54) 3194-0098
📧contato@oagro.com.br

Deixe uma resposta