O dia de quem produz a tradicional bergamota!

Esta época do ano é propícia para saborear as bergamotas “lagarteando” no sol do inverno sulino! Nesta terça-feira, 8 de junho, Dia do Citricultor, é momento de lembrar que esta é uma das cadeias produtivas que contribuem para o agronegócio brasileiro, seja com o fornecimento de frutas para consumo in natura, para industrialização de sucos e outros produtos derivados – a data foi determinada em 1969.

Para destacar esta atividade agrícola, separamos algumas informações de relevância sobre a citricultura, que inclusive já tem a cultura da laranja inclusa nas legislações que exigem rastreabilidade – especialmente a fruta que é comercializada in natura.

Segundo a FAO, o Brasil é o maior produtor mundial de laranja, responsável por 22% da produção. Essa produção está concentrada em São Paulo, responsável por aproximadamente 76% da produção nacional. O Estado do Rio Grande do Sul é o sexto produtor brasileiro de laranja, com uma produção média de 373.295 toneladas no período de 2016 a 2018 – responsável por 2% da produção nacional.

Além disso, o Brasil é líder na exportação mundial de suco de laranja. Segundo dados do Comex Stat, em 2020, os embarques superaram US$ 1,4 bilhão. Já no primeiro quadrimestre de 2021, a exportação já supera 21,2% o registrado no mesmo período do ano passado.

Segundo o Atlas Socioeconômico do RS, figuram entre os municípios maiores produtores de laranja Planalto, com média de 21.655 toneladas/ano; Liberato Salzano, com 21.000 toneladas/ano; e Alpestre, com 15.223 toneladas/ano.

Região inclusa no comércio justo

Um dos diferenciais da região Norte do RS é a inclusão de produtores de Liberato Salzano no Fairtrade, o chamado “comércio justo”, que permite vender suco de laranja para outros países com garantia de cotações baseadas no mercado internacional. É uma forma de incentivar os produtores a manterem uma produção sustentável, uma vez que este mercado exige uma série de certificações, e ao mesmo tempo ter garantia de comercialização a um preço balizado internacionalmente.

Rastreabilidade pode trazer mais competitividade para este mercado

Já inclusa nas instruções normativas que exigem a rastreabilidade de alimentos, a laranja pode ser um ponto mais quando se fala em competividade no mercado com a rastreabilidade. A solução Origem Garantida, da O Agro, é uma ferramenta perfeita para este posicionamento no mercado. Inclusive para aqueles produtores que estão investindo em pomares orgânicos, e que com o aplicativo podem deixar isso ainda mais claro e acessível ao mercado como um todo.

TIRE SUAS DÚVIDAS OU SOLICITE UM ORÇAMENTO:

Para pedir um orçamento do Origem Garantida para a sua produção, faça contato com a equipe técnica da O Agro. Pode chamar pelo WhatsApp (55) 9 9707-0909.

Deixe uma resposta