O que limita o estabelecimento uniforme da sua lavoura?

O atendimento de reclamações sobre a falha no estabelecimento de uma cultura é uma técnica que associa conhecimentos agronômicos e tecnologia com o objetivo de atender uma necessidade latente do setor de produção de sementes, revendas e agricultores relacionada a limitações nas diversas etapas do processo produtivo. Esses problemas no estabelecimento da cultura interferem no potencial de germinação das sementes, emergência e desenvolvimento das plantas, reduzindo a produção de grãos.

O setor de produção de sementes deve estar constantemente atento a inovações e estratégias que visem fortalecer os pilares da produção de sementes de alta qualidade. No entanto, o setor necessita, dia após dia, ser mais competitivo, ajustar custos e gargalos no processo de produção, transporte e comercialização. Atualmente, as limitações na emergência de plântulas são um dos principais obstáculos para obtenção de um estabelecimento uniforme de plantas em lavouras de alto potencial produtivo. Estes fatores limitantes podem gerar diversos prejuízos econômicos para as sementeiras e seus parceiros.

Atualmente, as limitações na emergência de plântulas são um dos principais obstáculos para obtenção de um estabelecimento uniforme de plantas em lavouras de alto potencial produtivo

Alexandre Gazolla

A ocorrência de não conformidades quanto ao estabelecimento de uma cultura, geralmente, está relacionada aos processos logísticos, armazenamento, semeadura e ambiente de plantio. Não é rara a ocorrência de fatores limitantes oriundos do manejo incorreto dos fatores ambientais necessários para a germinação, emergência e desenvolvimento inicial das plantas. A não observância das corretas condições para a semeadura impõem severas restrições ao desenvolvimento das plantas.

Esses fatores interagem negativamente sobre o estabelecimento e desenvolvimento inicial das espécies, comprometendo os componentes da produtividade de grãos.

A semeadura seguida pelo estabelecimento uniforme de plantas é o principal desejo e desafio do agricultor. Por isso, entender que pequenos ajustes ao longo do sistema de produção, como a escolha correta da cultivar, utilização de sementes com alta qualidade (genética, física, fisiológica e sanitária), ambiente de produção e semeadura adequados, solo estruturado e sem compactação, o manejo eficiente dos agentes redutores de produtividade, o processo logístico e o armazenamento adequado, entre outras ações, são cruciais para garantir altos índices de rendimento de grãos.

A semeadura seguida pelo estabelecimento uniforme de plantas é o principal desejo e desafio do agricultor

Alexandre Gazolla

Os principais fatores que devem ser observados estão relacionados a qualidade das sementes utilizadas, o manejo do sistema de produção ao longo dos últimos anos, a semeadura com distribuição horizontal e vertical correta e uniforme, a disponibilidade de água e a temperatura do solo na profundidade de deposição das sementes, o corte da palha e o fechamento e compactação do sulco de semeadura. Essas variáveis afetam a plantabilidade, o estabelecimento inicial e, consequentemente, todas as demais fases fonológicas da cultura até a colheita. Após a emergência das plân­tulas na área de produção, o acompanhamento nas fases iniciais é indispensável para identificação de pragas, doenças, plantas daninhas e possíveis limitações que possam comprometer o estande de plantas e, com isso, a rentabilidade da lavoura. Entre as principais limitações destacamos a semeadura superficial, excesso de profundidade de semeadura, resíduos de agroquímicos no solo, erros de aplicação de agroquímicos, excesso de ingrediente ativo ou calda no tratamento de sementes on-farm, danos devido à baixa e alta temperatura (tombamento por calor, dano na borda dos cotilédones, atraso na emergência), ocorrência de chuvas pesadas no pós-plantio (dano por embebição), falta de água no solo, erosão e compactação superficial do solo.

O protocolo proposto para atendimento de reclamações tem o objetivo de unificar os procedimentos, relacionando conhecimentos agronômicos com tecnologia, visando à correta identificação das causas e efeitos ao longo da cadeia logística, armazenamento, semeadura e emergência de plantas.

Conteúdo exclusivo produzido por Alexandre Gazolla para a Revista SEEDNews.

App Atendimento de Reclamações

Pensando em tornar mais prática essa identificação nos campos de produção, a O Agro apresenta um aplicativo que promete tornar mais eficiente e simples o atendimento de reclamações no campo.

O aplicativo reduz os custos operacionais, ajuda na organização e nas tomadas de decisões das empresas; bem como gera dados referentes ao acompanhamento e registro de informações detalhadas em qualquer etapa de comercialização de sementes. O aplicativo pode, ainda, ser utilizado sem acesso à internet no momento do atendimento. Além disso, o cliente que abriu a reclamação poderá acompanhar a sua solicitação em tempo real.

A novidade da O Agro para 2021 já está disponível na pré-venda. Solicite um orçamento ou tire suas dúvidas:

(55) 9.9707-0909
(54) 3194-0098
contato@oagro.com.br

Deixe uma resposta