Gerencie tempo e otimize recursos com o software Sementes Rastreadas

A crescente complexidade associada à produção de sementes, bem como as constantes exigências legais criam um ambiente de frequente transformação, seja para as empresas ou para os agricultores. Neste contexto, para alcançar padrões de alta qualidade em um sistema de produção, determinados parâmetros devem ser estabelecidos, o que inclui organização interna dos processos, treinamento dos técnicos e capacidade de difusão de informações aos clientes ao longo desse processo.

Uma questão que auxilia no aperfeiçoamento desses pontos é a rastreabilidade de sementes, que visa, principalmente, garantir a origem e a qualidade do produto final. Para que isso aconteça, é preciso fazer a manutenção dos registros relevantes de todo o fluxo da cadeia produtiva. Esse processo não é simples e exige uma coordenação de ações de diferentes profissionais em todas as etapas do processo produtivo – além de tecnologias de rastreabilidade eficientes, que permitam a otimização de recursos e o gerenciamento de tempo nas atividades.

Quando associada ao controle interno de qualidade e à disponibilidade de informações técnicas para os clientes sobre a origem e a qualidade das sementes, a rastreabilidade cria um ambiente de transparência e confiança entre os agentes relacionados na cadeia produtiva. Isso porque, falando de forma ampla, a empresa produtora aumenta a transparência nas diversas etapas da produção, industrialização, distribuição e comercialização, enquanto o consumidor passa a receber informações-chave, aumentando a credibilidade e a segurança.

O Sementes Rastreadas, inclusive, tem se mostrado uma solução eficiente no gerenciamento de laboratórios internos de controle de qualidade. A ferramenta otimiza tempo dos profissionais por contar com um sistema digital seguro para o armazenamento de dados. Além disso, o repasse de informações ao consumidor sobre a qualidade fisiológica das sementes, por exemplo, e para conferência própria – nível de vigor, germinação, pureza e peso de mil sementes do lote – se torna ainda mais ágil. É válido ressaltar que esse software foi desenvolvido especialmente para os produtores de sementes e permite o registro, controle e a rastreabilidade das informações durante todos os processos, desde os campos de produção, beneficiamento na UBS até a venda ao cliente final.

A possibilidade de inserir e transferir informações detalhadas sobre a origem, qualidade e histórico de produção entre as diversas etapas das cadeias produtivas no agronegócio, tornou-se importante instrumento de gestão da qualidade, marketing e transparência, constituindo-se para as empresas como uma forma de responder às crescentes exigências do mercado consumidor.

E como a rastreabilidade de sementes auxilia os agricultores?

Por meio da rastreabilidade, o agricultor tem acesso a informações como histórico dos campos (fazenda e área de produção com localizações geográficas e fotos, data de semeadura e colheita, adubação de base, aplicações de defensivos, fertilizante e produtividade), informações técnicas (cálculo da plantabilidade baseado nos resultados de germinação, vigor e peso de mil sementes do lote) e controles de qualidade. Com essas informações em mãos pode-se fazer o correto posicionamento do número de sementes para obtenção do estande de plantas ideal e com alto potencial produtivo.

Isso significa que por meio da associação do potencial genético específico do lote de sementes adquirido com as condições reais da área, como fertilidade, condições climáticas e disponibilidade de recursos (mão de obra, máquinas, fertilizantes e agrotóxicos), o agricultor otimiza a alocação de recursos e passa a dimensionar melhor a densidade de semeadura, reduzindo custos e a ocorrência de ressemeadura em suas áreas. Além disso, também é possível ter um excelente estabelecimento inicial da lavoura, com velocidade de emergência e desenvolvimento, aspectos cruciais para obtenção de altos índices de rendimento de grãos.

Veja na prática como funciona uma consulta de informações da rastreabilidade de um lote de sementes. Acesse o site http://www.sementesrastreadas.com.br e insira este código de lote na barra de busca S18IT10251 ou faça a leitura do QR Code a seguir com seu celular.

*Conteúdo produzido com base em informações cedidas por Alexandre Gazolla Neto, engenheiro-agrônomo, doutor em Produção e Tecnologia de Sementes, consultor e diretor da O Agro Softwares para o Agronegócio

Deixe uma resposta