Tendências que influenciarão a indústria de alimentos em 2021

Como abordamos em textos anteriores aqui no blog, muitos dos hábitos alimentares adotados durante a pandemia permanecerão e conduzirão os próximos passos dos mercados de alimentos. A ADM – empresa global em nutrição e parceira das principais marcas de consumo do mundo – divulgou um estudo sobre as cinco tendências de alimentos e bebidas que afetarão a forma como os consumidores comem e bebem em 2021.

Conforme o levantamento, cada uma dessas tendências é fortemente influenciada por mudanças comportamentais e sociais que surgiram desde o início da pandemia, incluindo sentimentos que foram intensificados como ansiedade e estresse, mudança de prioridades, mudanças na interação social e a adoção de uma abordagem mais holística para o bem-estar.

1 - Transparência aumenta a confiança do consumidor:

Os consumidores esperam que os rótulos dos alimentos forneçam maior transparência em todo o ciclo de vida do produto. Isso está ajudando a impulsionar a demanda por produtos de origem local, à medida que os consumidores buscam maior clareza sobre a origem dos ingredientes de alimentos e bebidas. Na verdade, 26% dos consumidores globais procuram o local de origem nos rótulos dos alimentos e bebidas.

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2 - A sustentabilidade ocupa o centro do palco:

Mais de dois terços (65%) dos consumidores desejam ter um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações diárias. Esse é um dos principais motivos pelos quais 32% dos consumidores compram itens produzidos de forma sustentável. A crescente conscientização de nosso impacto coletivo sobre o meio ambiente gerou uma demanda cada vez maior para que as empresas demonstrem seu compromisso com a sustentabilidade além do produto final, o que inclui a compra responsável e os padrões operacionais.

3 - Uma abordagem mais proativa para nutrir o corpo e a mente:

A pesquisa da ADM descobriu que 31% dos consumidores estão comprando mais itens customizados, sob medida, para sua saúde e 50% relatam uma preferência por alimentos e bebidas que contêm ingredientes naturalmente benéficos.

O desejo de influenciar a saúde e o bem-estar por meio de alimentos e bebidas está criando novas oportunidades para produtos ricos em nutrientes, que trazem benefícios funcionais para a saúde e visam apoiar o sistema imunológico, melhorar o humor e manter a energia. Fatores sensoriais como sabor e cor também desempenham um papel cada vez mais importante.

4 - O Microbioma Intestinal surge como a porta de entrada para o bem-estar:

Aproximadamente 25% dos consumidores globais sofrem de problemas de saúde digestiva. Destes, 50% afirmam que têm um impacto moderado ou grave em sua saúde geral. A pandemia acelerou o interesse do consumidor por uma abordagem mais holística da saúde, que inclui uma maior compreensão do papel fundamental do microbioma intestinal na saúde de cada indivíduo.

5 - O boom da demanda por produtos Plant-based:

Globalmente, 56% dos consumidores de produtos Plant-based – alimentos vegetais integrais – estão tentando comer mais alimentos e bebidas na versão vegetal, posicionando as proteínas alternativas como um fenômeno cada vez mais popular. A demanda por esses produtos está se expandindo rapidamente, incluindo novas opções que vão além do hambúrguer, tais como peixes (ex.: atum enlatado), marisco e camarão, queijos vegetais, lanches proteicos prontos para comer, e muito mais.

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