A hora do investimento para o empresário Vagner Teixeira foi no início deste ano. Com áreas no Paraná, São Paulo e Mato Grosso – que somam 200 hectares –, o empresário paranaense cultiva melancia, melão, cabotiá, abóbora moranga, abóbora paulista, repolho, couve-flor, brócolis, pepino, abobrinha. No início de 2021 ele já vai ter abacaxis prontos para a comercialização e no futuro pretende investir na plantação de cebola.
O destaque da temporada vai para a comercialização de melancia. “Por semana são de 100 toneladas a 150 toneladas colhidas e comercializadas”, relata Teixeira.
O sistema de produção é o convencional e ele conta com irrigação para garantir mais qualidade nos produtos e para enfrentar os períodos de escassez de chuvas. Os principais clientes do produtor são supermercados do PR, SP e MT. Para seguir comercializando os produtos e prosperando nos negócios ele precisou investir na rastreabilidade. “Muitos dos mercados que eu atendo exigiram a rastreabilidade para continuar adquirindo meus produtos, foi então que conheci a O Agro”, conta o empresário.
Assim como os clientes do Vagner, outros supermercados e estabelecimentos da área de alimentos estão atentos na Instrução Normativa Conjunta 02/2018 e no valor que o sistema pode agregar nos negócios. Iniciativas como a do empresário – em investir no Origem Garantida – garantem a fidelidade dos clientes e a estabilidade nos negócios em um cenário com inúmeros desafios.