Há ainda outra forma de definir os setores, de acordo com a atividade desenvolvida. Diversas atividades integram a cadeia produtiva do agronegócio, com os mais variados perfis, e com diversos tipos de produtores rurais, desde pequenos, médios e grandes.
O agronegócio é dividido em cinco principais setores produtivos: insumos, produção, processamento e transformação, distribuição e consumo e serviços de apoio.
Estão inclusos nesses setores atividades das mais variadas empresas agrícolas, como pecuária, fabricantes de defensivos agrícolas (fertilizantes e herbicidas), desenvolvedoras de sementes para plantio, fabricantes de máquinas e equipamentos rurais, fábricas produtoras de rações, frigoríficos de abate e beneficiamento, empresas de laticínios, fabricantes de sucos, moinhos, armazéns e silos de armazenagem de grãos, atacadistas, distribuidores e exportadores, entre outros.
Com essas informações você já tem uma ideia da dimensão e da diversidade deste mercado. E os dados confirmam tudo isso: o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial de produção de alimentos. Conhecer bem o mercado agro permite ter os fundamentos necessários para tomada de decisões e identificar qual setor produtivo você se encaixa melhor e deseja realizar os seus investimentos.