A importância das sementes certificadas

Por que usar sementes certificadas? Vale realmente a pena? Certamente em algum momento você, produtor, deve ter se questionado sobre isso. Utilizar sementes certificadas significa ter a garantia da origem do material adquirido, já que as sementes passaram por um controle rigoroso de qualidade, tendo seus principais índices avaliados, como pureza, germinação e vigor. É importante lembrar que estes parâmetros possuem influência direta desde o estabelecimento inicial até o rendimento final do grão na lavoura.

A pureza garante que o produtor está realmente comprando uma semente da cultivar escolhida, ou seja, ela atende aos padrões de pureza da espécie e da variedade. Isso porque, se ocorrer mistura de espécie ou varietal, todo o manejo da produção pode ser comprometido.

Já a germinação e vigor são dois parâmetros que se complementam, pois quanto maior o vigor, maior é a capacidade de uma semente enfrentar as condições adversas climáticas, geminar e originar uma planta normal e bem nutrida, mais resistente ao ataque de doenças e pragas.

É importante destacar que as vantagens de uma semente certificada de qualidade não ficam restritas ao momento da germinação, pois além destas características fisiológicas, a semente carrega sua herança genética. Essa herança permite a expressão de todo o potencial genético, como rendimento de grão e resistência às enfermidades que podem acometer a cultura durante o ciclo produtivo.

Podemos dizer que um bom campo se inicia pela escolha de uma semente de qualidade, já que ela é o principal insumo agrícola para o qual o produtor deve direcionar mais atenção. Lembre-se: de nada adianta ter um solo estruturado e tecnologia de semeadura se a semente não possuir qualidade garantida.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s