A ferrugem asiática na cultura da soja

Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e com sua origem inicial na China, a ferrugem se dissipou rapidamente e chegou ao Brasil em meados dos anos 2001 a 2002, trazendo danos e preocupações aos sojicultores, devido ao seu difícil manejo e controle, além dos danos diretos à produtividade e qualidade do produto final. 

Os sintomas da ferrugem asiática são clássicos e perceptíveis a olho nu, facilitando assim a identificação. Na parte adaxial (superior) das folhas existe a presença de lesões marrom-claro que tendem a ter formato angular, com cerca de 2 mm a 5 mm de diâmetro, e na parte abaxial (inferior) da folha, existe a presença de urédias, que formam a estrutura reprodutiva do fungo, responsável pela formação dos esporos que são disseminados facilmente através do vento. A figura a seguir mostra um exemplo de como ficam as folhas da soja afetada pela ferrugem.

Fonte: Agrolink

As condições ideais para que o esporo do fungo consiga germinar e penetrar na planta são molhamento foliar (mínimo de seis horas) e temperatura entre 8 °C e 28 °C (ótimo entre 18 °C e 26,5 °C).

Podemos dizer que a ferrugem asiática é a doença com maior dano potencial, em função da alta velocidade e capacidade de dispersão. Vamos conferir os principais prejuízos que esse fungo causa:

  • Redução da área foliar fotossinteticamente ativa;
  • Envelhecimento e queda prematura das folhas;
  • Redução do número de legumes (vagens);
  • Redução de grãos cheios;
  • Redução do peso de grãos e peso de grãos por planta;
  • Redução da quantidade de óleo extraído dos grãos.

No mundo, são relatadas perdas que podem diminuir até 90% da produtividade em função da doença. Na safra 2001/2002, por exemplo, quando a ferrugem asiática foi observada na região do planalto do estado do Rio Grande do Sul, causou perdas de até 48% no rendimento da cultura, evidenciando sua capacidade de danos e a importância de seu controle para obtenção de altos rendimentos.

Então, considerando a importância que a cultura da soja representa para o Brasil e o mundo e o percentual de perdas que podem ser atingidas, é visível a importância do controle da ferrugem asiática para obtenção de altas produtividades e qualidade de grãos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s