Importância das vistorias nos campos de produção de sementes

É a partir de sementes de alta qualidade que conseguimos alcançar altos tetos produtivos, por isso, seu processo de produção, especialmente na lavoura, deve ser rigoroso. Em resumo, uma boa semente se faz já no campo. Nesse contexto, a produção de sementes deve seguir normas que são estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e seu cumprimento é extremamente importante. Umas das formas de assegurar a qualidade das sementes são as vistorias nos campos de produção, que têm por objetivo acompanhar o desenvolvimento da cultura e possibilitar as tomadas de decisões de manejo no momento adequado, para que assim se obtenha uma semente ideal no final do ciclo produtivo.

Durante o desenvolvimento das culturas, existem estágios fenológicos em que as características agronômicas e morfológicas das plantas estão mais evidentes. Dessa forma, para cada cultura foram estabelecidas as fases para a realização das vistorias obrigatórias, que podem ser de emergência, pós-emergência, floração, pré-colheita e colheita. Para as culturas que ainda não possuem parâmetros específicos, são obrigatórias a vistorias de floração e pré-colheita. O Guia de Inspeção de Campos para Produção de Sementes do MAPA é um material que explica todas as questões ligadas às vistorias, principalmente como fazê-las.

As vistorias são exigidas para todas as categorias de sementes, sendo que o Sistema Nacional de Sementes e Mudas determina alguns padrões obrigatórios mínimos para cada espécie (algodão, arroz, aveia, milho, trigo, soja, feijão, entre outras) e categoria de semente (básica, C1, C2, S1 e S2). Podemos citar como exemplo os padrões para vistoria de sementes de soja, os quais necessitam de duas vistorias obrigatórias, sendo elas a de floração e pré-colheita. Nessas etapas, deve-se observar também a distância mínima de 3m para isolamento entre diferentes campos de produção, a fim de evitar a contaminação física, já que a soja possui autofecundação. Na verdade, cada categoria de semente das diferentes culturas possui uma área máxima para a vistoria e um número de plantas por subamostra. Você pode acessar as informações detalhadas sobre esse assunto na IN n° 45/2013 do MAPA.

Pensando nas etapas de produção, se quisermos obter uma semente de qualidade, os cuidados devem iniciar já na escolha dos campos para instalação da cultura, os quais devem ser vistoriados para assegurar que o local não tenha plantas que comprometam ou até condenem o campo de produção. Após a semeadura, o local precisa continuar sendo monitorado, para garantir que permaneça isento de plantas indesejáveis, pragas e doenças, além de monitorar as possíveis misturas entre cultivares e plantas atípicas. Na verdade, em se tratando de qualidade de sementes, um dos parâmetros analisados mais importantes é a mistura de cultivares, pois se ela ocorrer em níveis superiores aos estabelecidos por lei, pode causar perdas para seus usuários.

De fato, o constante acompanhamento dos campos de produção é um fator essencial para garantir a qualidade das sementes. Pensando nesse processo, ter um sistema como o Sementes Rastreadas auxilia o responsável técnico na hora de ir a campo, já que facilita o registro das informações diretamente na lavoura, além de economizar na impressão de documentos e no tempo, pois não é preciso anotar nada no papel e depois passar a limpo, você pode fazer tudo pelo aplicativo no tablet ou celular.

A tecnologia pode ser uma importante aliada na produção de sementes de alta qualidade.


 

Um comentário em “Importância das vistorias nos campos de produção de sementes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s