Afinal, para que serve a rastreabilidade?

Seja bem-vindo/bem-vinda ao Blog O Agro. Nosso objetivo é compartilhar conteúdo sobre gestão e rastreabilidade nas áreas de sementes e alimentos. Boa leitura!


No ramo do agronegócio, muito se fala sobre esse assunto e, por isso, queremos trazer alguns pontos para refletirmos: afinal, para que serve a rastreabilidade? Ela atua como uma ferramenta para auxiliar os produtores e empresas a controlar e transparecer as informações sobre os processos de produção dos alimentos e/ou sementes, garantindo assim uma visualização de todo o ciclo produtivo. Essas informações podem ser utilizadas de forma estratégica ao serem disponibilizadas ao consumidor final, levando a ele a segurança necessária para aderir ao produto e, muitas vezes, configurando-se como um fator decisivo no momento da compra.

Ainda que atributos como preço e aparência sejam itens bastante avaliados no momento da aquisição pelo consumidor, a segurança e a origem dos produtos disponíveis no rastreamento podem interferir nesse cenário. Mas como? Com um produto rastreado é possível:

  • Ter diferenciação no ponto de venda;
  • Mostrar o processo pelo qual o produto passou até chegar ao consumidor final;
  • Transmitir mais confiança no momento da compra por meio da qualidade da informação.

Além dos benefícios que citamos acima, a rastreabilidade também pode ajudar e muito nos processos internos da empresa. Podemos dizer que hoje em dia ela é reconhecida como uma base para qualquer sistema moderno empresarial. Algumas das facilidades são:

  • Redução dos custos operacionais com impressões de documentos, como fichas cadastrais, fichas para controles e acompanhamentos;
  • Organização e agilidade nos processos internos da empresa;
  • Fácil acesso às informações relacionadas aos controles internos dos produtos.

Podemos afirmar que um sistema de rastreamento bem desenvolvido e bem operacionalizado é tudo que uma empresa precisa para caminhar em conformidade com as legislações e conseguir dissipar em um curto período de tempo as informações a vários usuários em um mesmo sistema. O fato é que a rastreabilidade é um processo que ao mesmo tempo em que envolve todos os agentes da cadeia produtiva, também traz benefícios a todos eles, desde o produtor, por exemplo – usando-a como ferramenta de gestão – até o consumidor final – usando-a como ferramenta de informação.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s